quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casaco de tricô para crianças de 3 anos

Costa


Manga


Frente



Eu precisava presentear uma criança de 3 anos, um menino lindo de olhos azuis chamado Pedrinho, aí não encontrava uma receita do tamanho adequado pra idade dele, então fui usando a criatividade elaborando esta receita.Espero que voces a entendam, pois fiz com minhas próprias palavras, qualquer dúvida é só me mandar um recadinho que terei prazer em trocar idéias pra esclarece-la.A receita está logo abaixo.Clique nas imagens para melhor visualizar.bjs


CASACO DE TRICÔ PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS

Agulha 5,0
250 gramas de lã compatível com a agulha(família nina,mollet,desejo,etc)
se for trabalhar com lã para bebê, coloca dois fios juntos.

COSTAS: Colocar 66 pontos na agulha e trabalhar com ponto barra 1/1 por 5 cm
Em seguida fazer o ponto fantasia que quizer(tranças,meia,arroz,pipoca,tijolinho,etc)

A 21 cm do começo, arrematar 2 pontos de cada lado para a cava.
A 28 cm do início, rematar os 18 pontos centrais para formar o decote.
continuar trabalhando cada lado separadamente, diminuindo ainda para o decote: 3 pontos(1 vez) e 2 pontos (2vezes) .
Sobram 15 de cada lado para o ombro, remata depois de 35 cm do início do trabalho.

FRENTE: Colocar 35 pontos na agulha, trabalhar 5 cm de barra fazendo a primeira casa depois da terceira carreira.
Sobe com o ponto fantasia respeitando os 5 pontos de borda para o transpasse e sempre lembrando de fazer as casas de 10 em 10 carreiras na borda(vão ser 3 casas na borda, 1 no punho de baixo e 1 no decote)
A 21 cm do começo diminuir 2 pts do lado contrário ao da borda pra fazer a cava.
Subir até completar 28 cm.
Arremate do lado da borda 7 pontos para o decote.
continue diminuindo 3pontos(1 vez) e 2 pontos(4 vezes).
Sobram os 15 pts do ombro, arremate depois de 35 cm do início.
Inverta e faça o outro lado da frente da blusa, sem fazer as casas q já estão na outra parte.

MANGA: Colocar na agulha 35 pts, trabalhar em ponto barra por 5 cm, aumentar 1 ponto em cada lado da primeira carreira.Subir em ponto fantasia,
Depois a cada 4 carreiras aumentar 1 ponto de cada lado.
A 28 cm do início arremate os pontos.

Acabamento e montagem: Costurar as mangas nas cavas, fechar os lados.Levantar mais ou menos 105 pontos em volta do decote e trabalhar em ponto barra 3 cm.arrematar os pontos, pregar os botões.

47 comentários:

Cristina disse...

Olá Regina!!

Obrigada pela prestimosa ajuda!!
O casaquinho tá muito lindo! Um dia terei destreza suficiente para fazer um igual! Por enquanto fico feliz fazendo os mais simples, já que faço para doação e os picorruchos ficam belos em qualquer modelinho, não é mesmo? rs
Beijo!

♥ Helena ♥ disse...

Oiii Regina boa noite!!!
Assim ke li seu recadinho vim correndo .....
Ta lindo esse casakinhu vc é 10
maos de fada faz tudo com maior amor por isso ke fica lindo desse jeito o Pedrinho vai amar
Um dia qdo eu tiver um netinho vou me inspirar no seu
Parabens viu
Helena sua Fã

Nile e Richard disse...

Oi Regina.
Linda casaco.
Obrigado pela partilha.
bjtos.Nile.

Edite Artesanatos disse...

Ola Regina!

Quanta coisa linda em seu blog.Esta e a primeira visitinha minha aqui.

Voltarei sempre adorei,obrigado por compartilhar.
te addno meu blog venha me fazer uma visitinha.


Beijinhos e um otimo final de semana.

Nádia disse...

Aguardo ansiosa contato.

Camila disse...

Olá.Lindo o casaco,e sua explicação e as fotos deixarram tudo bem claro!! Vou tentar fazer , mas estou mal ascostumada com as agulhas circulares, eu até faço , mas tenho uma dificuldade enorme em juntar tudo depois,rsrsr
Beijos e parabéns.

Gabriela disse...

Olá!!Estou aqui para dizer um enorme muito obrigado!!Eu sei fazer trico desde criança mas fazer um casaquinho de bebe pra mim era bicho de 20 cabeças,mas,com seu vídeo menina eu não tenho mais dúvidas de que eu consigo cortar as ""cabeças"",sua explicação é bem clara dá para fazer mesmo quem nunca tricotou.
Muito obrigaduuuu!!
Assim que estiver pronto eu posto em meu blog e te aviso,também vou citar o seu blog para que outras pessoas saibam sobre seu vídeo.Valeuuu

Regina disse...

Oi Regina esse seu casaquinho ficou perfeito, adorei. Obrigada por compartilhar a receita. bjss

Loide Bacarim disse...

Olá,passei por aqui e vi esse lindo casaco,parabéns,e obrigado pelas dicas.Uma curiosidade,com quantos pts voce faz a trança?Ficou lindo.

loide bacarim

regina disse...

Oi Loide, na parte da trança do casaquinho azul, eu torci os pontos a cada 8 gomos do ponto tricô ao lado do ponto meia, espero ter sido clara, mas qq coisa é só mandar um email: reginaarato@hotmail.com bjs Regina

Roseane disse...

Oi Regina, lindo o seu trabalho!
Você poderia me ensinar como faço esse mesmo casaco com gola "V" e sem manga? Estou com dificuldade para fazer a cava e o decote.
Desde já agradeço,
Roseane

Regina M.Arato disse...

Oi Roseane,deixe um endereço de email pra eu poder me comunicar com você, aí eu posso explicar como fazer o decote em V e tb a cava do colete.bjs Regina

Roseane disse...

Oi Regina, vc pode mandar para o roseanepratti@hotmail.com
Muito obrigada pela sua atenção

Silvana disse...

Oi Regina adorei receita do casaquinho e comecei a fazer,mas estou com uma dúvida :coloca 66 pontos na agulha e a 21cm remata 2 de cada lado(66-4=62),a 28cm remata os 18 centrais(62-18=44)ficando 22p.para cada lado.Depois diminui para o decote 3p.(22-3=19),2p.2x(19-4=15)e 1p4x(15-4=11).como sobram 15 para o ombro?
Desculpe te incomodar,mas gostaria de entender melhor para poder fazer.
Desde já agradeço a atenção .
Beijos!!
silvana

Regina M.Arato disse...

Oi Silvana, vc tem razão, os cálculos do decote do casaquinho se excederam nas contas,dei um zoom na foto e vi que realmente sobram 15 pts p/ o ombro, então vc pode parar nas dminuições:3, 2pts(2v)e depois subir sem diminuir até o tamanho que a receita pede, ao contrário de me aborrecer eu te agradeço pela atenção, vou já corrigir no blog a receita.Se vc quizer corresponder por email: reginaarato@hotmail.com. bjs Regina

Silvana disse...

Muitíssimo obrigada por tirar minha dúvida.
Vou prosseguir com a receita e quando terminar mando uma foto pra vc.
Beijos!!
meu email :silvanafam@oi.com.br

Sueli disse...

Ola Regina!!!
Que bom que existe pessoas como vc. que compartilham o que sabe com a gente...eu tbm tenho estas dificuldades, quebro a cabeça para trabalhar uma receita com fio fino para o fio mais grosso. Obrigada por esta gentileza...bjs...
Sueli

Anônimo disse...

Olá Regina !!

Sou muito agradecida, porque eu aprendi fazer casaquinho com você.
Agora quero fazer um com decote em V.

Um beijo !
Elvira

Anônimo disse...

Regina, meu email:emdinardi@terra.com.br

Elvira !

Sandra disse...

Vou ficar maluca com tanta receita fácil. Preciso correr numa casa de lãs e fazer um estoque. Dá vontade de fazer todos mas esse, vou fazer em rosa, para minha filhota. Beijos Regina!!!!

Sandra disse...

Que lindo!!! Dá vontade de fazer todos!!!! Depois vou te mandar foto do que estou fazendo. Bjocas.

Art's da Neyde disse...

Oi Regina esse seu casaquinho ficou perfeito, adorei. Obrigada por compartilhar a receita.Vou tentar fazer para o meu netinho de 3 anos. bj

mila disse...

olá regina!
vou começar agora a fazer um casaco para minha pequena,sempre encontrei a mesma dificuldade q vc,só acho receita pra bebe ou para criança maior de 8 anos.assim q terminar te mando uma foto,brigadão!!!!!!

Tricotando com a Sassá disse...

Oi Regina, soube de seu blog, vim conhecer e adorei, já estou te seguindo.bjos

Nanny disse...

Oi Regina, passei pra visitar seu blog e ja estou seguindo vc..Ameiiiii esse casaquinho, muito lindo, parabens!!!
Preciso fazer um para meu sobrinho que fará 5 aninhos, pode me ajudar como aumentar?
Obrigada
Beijos
sounanny@hotmail.com

IVANETE disse...

QUE BELO CASAQUINHO!!!!PARABENS,MENINA!!!!
VOCE É UMA BENÇÃO,AGRADEÇO A DEUS PELA TUA VIDA.
PEÇO À DEUS QUE TE PROTEJA SEMPRE,POIS VOCE É MARAVILHOSA,LINDA MENINA.
BEIJÃO EM SEU MEIGO CORAÇAO.
MEU MSN
ivanete.d@hotmail.com

Paula e Margarida disse...

Regina!
Somos duas irmãs, uma no Porto e outra em Lisboa, em Portugal, que comunicamos diariamente pela internet. Deixámos de fumar e resolvemos dedicar-nos ao tricot. Agora que a família está a aumentar com neto e sobrinhos netos há que fazer casaquinhos, carapins a que você chama sapatinho, e outras roupas. Vemos os seus vídeos e passo a passo conseguimos fazer as roupinhas pois você explica muito bem. Precisamos de mais ideias, nomeadamente , como aumentar o "casaquinho de bebê em tricô". Vamos tentar fazer agora este para criança de 3 anos. Já procurámos, mas este não tem vídeo. Que pena!
Um abraço de Portugal
Paula e Margarida

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina M.Arato disse...

Oi Paula e Margarida, mande-me seu email para que eu possa me comunicar com você.um abraço,Regina.

Cimara disse...

Eu adorei suas receitas, mas estou procurando uma receita de um bolero para fazer para minha menina, tem que ser só no ponto trico pois a minha linha é a Passion da cisne e eu estou começando no trico agora , não tenho nenhuma experiencia, se vc puder me ajudar eu ficarei muito grata, minha menina tem 6 anos e meu email é cimaraseguros@itelefonica.com.br, desde ja agradeço muito. Parabéns pelo seu blog. Fica com Deus. bjos

Cimara disse...

Eu adorei suas receitas, mas estou procurando uma receita de um bolero para fazer para minha menina, tem que ser só no ponto trico pois a minha linha é a Passion da cisne e eu estou começando no trico agora , não tenho nenhuma experiencia, se vc puder me ajudar eu ficarei muito grata, minha menina tem 6 anos e meu email é cimaraseguros@itelefonica.com.br, desde ja agradeço muito. Parabéns pelo seu blog. Fica com Deus. bjos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina M.Arato disse...

Oi Cimara, não estou conseguindo mandar email nesse endereço que você me passou, melhor você mandar um email pra mim com as perguntas.um abraço,Regina.
reginaarato@hotmail.com

odete disse...

Regina q lindo este casaco!!! eu adoro fazer trico e croche...Parabéns seus trabalhos são lindos!!!bjos

Filipa Doo disse...

qual e a receita para uma menina de 2anos? agradecia uma resposta
obrigado

Rosealda disse...

Olá Regina!!!! eu estava procurando um modelo de blusa para o meu filhote de 3 anos, vou fazer e dou os créditos a ti lá no meu blog, mas tenho uma dúvida eu quero fazer no tamanho para 4 anos como quantos pontos devo aumentar, não tenho muita pratica, mas creio que vou conseguir fazer, meu blog é ROSEALDA FASHION, BJOCAS AHH meu email é rosebremm@yahoo.com.br, ADOREI O TEU BLOG!!!!!

diana machado disse...

Ola Regina eu sou de Portugal e gostei deste casaquinho para a minha filhota, mas como nao sou muito experiente nao consigo entender a reduçao para o deconte os 3 pontos sao juntos? Sera que me poderia orientar. Obrigado
Beijos de Portugal

Elza Gomes Jardim disse...

Oi Regina amei essa receita e já fiz para meu netinho de 3 anos.Não ficou linda como a sua mas todo mundo gostou.Será que você poderia me dar a receita dessa blusa mas tamanho 40,eu quero muito fazer uma igual para minha nora.meu e-mail é:elzagjardim@yahoo.com.br
se puder me ajudar ficarei muito grata,um beijo grande e parabéns pelo seu trabalho que é maravilhoso.

Elza Gomes Jardim

diana machado disse...

Olá Regina eu sou nova ainda a fazer trico e tenho uma duvida eu amei o casaquinho mas fazer os cortes para a gola ainda me confunde.
eu tenho que tirar por exemplo na frente 3pontos uma vez e 2 pontos 4 vezes, mas os pontos sao os 3 juntos e os 2 juntos e fazer 4 vezes.
Se me podesse esclarecer agradecia obrigado

Silvana Ricceto disse...

Oi Regina é a primeira vez que posto,sou novata em tricô mais já tenho ideias de pontos diminuições etc...só não sei fazer uma blusa ou casaco eu adorei esse que vc fez,será que vc poderia me dizer como faço com a lã desejo(Pinguim)gostaria de fazer para meu filho de 5 anos mais não sei quantos pts,aumento etc... essa trança como vc fez? ficou linda! vou deixar meu e-mail(s.ricceto@ig.com.br) caso vc precise das medidas eu tenho,não quero ser abusada mais meu sonho é um dia poder fazer uma blusa.muito obrigada bjs

Unknown disse...

oi tudo bem adorei o casaquinho queria te pedir se você tem alguma receita de blusa pra menino tamanho 6anos se tiver mande para meu e-mail aliceteresinhasantos@hotmail.com obrigada

Unknown disse...

oi tudo bem adorei o casaquinho queria te pedir se você tem alguma receita de blusa pra menino tamanho 6anos se tiver mande para meu e-mail aliceteresinhasantos@hotmail.com obrigada

ridolphi.51 disse...

BOA TARDE REGINA , MORO AQUI EM PAIÇANDU,ESTOU AMANDO VISITAR SEU BLOG,OS CASAQUINHOS CADA UM MAIS BONITO QUE O OUTRO, EU NÃO FAÇO PARA VENDER POIS NÃO CONHEÇO NINGUEM AQUI , E TEM PONTOS QUE NÃO SEI FAZER COMO TRANÇAS, LAÇADA JUNTO COM PONTO MEIA, MAS VOU FAZENDO P/ ME DIVERTIR FICA PARA AS BONECAS, EU NÃO LEIO O GRAFICO SÓ FAÇO SE TIVER O PAP CARREIRA POR CARREIRA, RSRRS, TENHO 60 ANOS, MEU NOME É MARIA DA CONCEIÇÃO PURIFICATI SILVA, END:RIDOLPHI.51@GMAIL.COM OU NO FACE MARIA.PURIFICATISILVA @ FACE.... BJS E GRATA POR DEIXAR VER SEUS TRABALHOS

ridolphi.51 disse...

BOA TARDE REGINA , MORO AQUI EM PAIÇANDU,ESTOU AMANDO VISITAR SEU BLOG,OS CASAQUINHOS CADA UM MAIS BONITO QUE O OUTRO, EU NÃO FAÇO PARA VENDER POIS NÃO CONHEÇO NINGUEM AQUI , E TEM PONTOS QUE NÃO SEI FAZER COMO TRANÇAS, LAÇADA JUNTO COM PONTO MEIA, MAS VOU FAZENDO P/ ME DIVERTIR FICA PARA AS BONECAS, EU NÃO LEIO O GRAFICO SÓ FAÇO SE TIVER O PAP CARREIRA POR CARREIRA, RSRRS, TENHO 60 ANOS, MEU NOME É MARIA DA CONCEIÇÃO PURIFICATI SILVA, END:RIDOLPHI.51@GMAIL.COM OU NO FACE MARIA.PURIFICATISILVA @ FACE.... BJS E GRATA POR DEIXAR VER SEUS TRABALHOS

ridolphi.51 disse...

BOA TARDE REGINA , MORO AQUI EM PAIÇANDU,ESTOU AMANDO VISITAR SEU BLOG,OS CASAQUINHOS CADA UM MAIS BONITO QUE O OUTRO, EU NÃO FAÇO PARA VENDER POIS NÃO CONHEÇO NINGUEM AQUI , E TEM PONTOS QUE NÃO SEI FAZER COMO TRANÇAS, LAÇADA JUNTO COM PONTO MEIA, MAS VOU FAZENDO P/ ME DIVERTIR FICA PARA AS BONECAS, EU NÃO LEIO O GRAFICO SÓ FAÇO SE TIVER O PAP CARREIRA POR CARREIRA, RSRRS, TENHO 60 ANOS, MEU NOME É MARIA DA CONCEIÇÃO PURIFICATI SILVA, END:RIDOLPHI.51@GMAIL.COM OU NO FACE MARIA.PURIFICATISILVA @ FACE.... BJS E GRATA POR DEIXAR VER SEUS TRABALHOS

Vral disse...

Bom dia!!!
Como faço o aumento para um menino de 5 anos? Um abraço,

vanessaterceiro@hotmail.com

Rita disse...

Olá amiga blogueira, eu tentei fazer o casaquinho para menino de 3 anos que vc elaborou a receita mas não deu certo no meu caso.ficou muito grande, eu fiz só em ponto meia. Gostaria de fazer com tranças igual ao seu poderia me passar como devo dividir os pontos para a meia? E fiz na agulha 5, será que seria melhor eu fazer na agulha 4,5? aguardo ansiosa por sua resposta. meu blog é www.crochesdarita.blogspot.com meu e-mail é cassiacavichiolli@hotmail.com face/Rita de Cássia Cavichiolli bjs